Pesquisar
Close this search box.

A Importância do Setor Fiscal em uma Organização

Existem áreas essenciais para o bom funcionamento de uma organização, independente do seu segmento ou porte, e o setor Fiscal é uma delas. Por qual motivo ele é tão importante?

Primeiramente, porque está presente do início ao fim das atividades de uma empresa. Desde a entrada de produtos ou serviços, é o setor que analisa se as informações da nota fiscal estão corretas e realiza sua escrituração no sistema para gerar estoque, contabilização, contas a pagar, dentre outros. Em relação a saída de produtos ou serviços, o profissional fiscal é responsável por orientar qual o tipo de nota deverá ser emitida, quais as informações deverão constar na mesma e quais as tributações aplicáveis em cada caso.

O Fiscal também realiza a apuração dos impostos municipais, estaduais e federais da organização. É necessária a realização de um planejamento tributário para que os impostos sejam recolhidos corretamente, pois pagamentos insuficientes colocam a organização em risco de autuação do fisco e em excesso podem afetar diretamente o fluxo de caixa.

Outra função de destaque do setor é a entrega de obrigações acessórias, que são declarações mensais, trimestrais ou anuais que a empresa precisa enviar ao governo municipal, estadual ou federal para prestação de contas, garantindo assim a sua atividade dentro da legalidade.

No geral, podemos entender a organização empresarial como um sistema complexo e composto, em que cada parte é importante para o seu desempenho. O setor Fiscal é um pedacinho interligado nesse sistema e precisa ter uma visão ampla sobre os processos para desempenhar a sua função com eficiência e qualidade. Dessa forma, ele contribui para a segurança, saúde organizacional e competitividade da empresa perante o mercado.

Você conhecia relevância do Fiscal dentro de uma organização? Conta para a gente!

Por: Pâmela Pallazzi Corrêa – Departamento Fiscal | AMVAC do Brasil

AMVAC DO BRASIL

AMVAC DO BRASIL

As soluções da AMVAC do Brasil proporcionam maior produtividade às culturas, contribuindo para uma agricultura melhor e mais sustentável, garantindo a longevidade do mundo.

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Print
Email