O Agronegócio é um dos pilares da economia Brasileira e é encantador conhecer um pouco mais desse ramo tão rico de informações e com funcionalidades específicas desse setor. Diversidade em culturas, prazos específicos, crescimento em exportações e aumento de produtividade são algumas das características desse setor tão dinâmico.
O departamento de crédito também segue todo esse dinamismo do Agronegócio e dia a dia busca uma visão ampla, clara e atualizada de diversos assuntos para poder contribuir com uma análise enriquecedora, auxiliando a empresa e os clientes.
Acompanhar as novidades do mercado, informações financeiras e de produção, mudanças climáticas e novas tecnologias faz parte da rotina de um analista, pois assim como a própria definição da palavra análise indica “é um processo de decomposição de uma substância ou tópico complexo em seus diversos elementos constituintes, a fim de se obter uma melhor compreensão”.
O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo. Esse crescimento vem ocorrendo devido à contribuição da política de crédito rural que está aumentando a cada ano. Com isso, uma variedade de garantias podem ser exploradas para beneficiar e auxiliar o crédito final, sendo elas: garantidas por aval (carta de fiança), hipoteca, penhor, alienação fiduciária, CPRs e duplicatas caucionadas.
Uma das novidades na área de garantias é a CPR Verde, conforme decreto assinado em 01/10/2021 pelo presidente. Com essa garantia o produtor poderá utilizar esse título em pagamento a um recurso financeiro obtido para investimento, dando em garantia o dinheiro recebido referente a preservação de determinada área florestal.
Essa é pequena parte desse novo mundo financeiro que conheci há 02 anos – o departamento de crédito. Um setor que agrega muito conhecimento e gera uma imensa gratidão de poder fazer parte dessa história.
Por Danielle Bomfim Silva – Analista de Crédito Júnior