Após os preços recordes atingidos em março, o mês de abril registrou queda nos valores de comercialização da cenoura
Na parcial de abril (1º a 22/04), a “suja” foi vendida à média de R$ 95,00/cx de 29 kg em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), redução de 27% em comparação ao mês de março.
Essa diminuição é reflexo do aumento da oferta nacional, devido à colheita de novas áreas que tiveram melhor desenvolvimento. O clima desde meados de março diminuiu os descartes, facilitou o plantio e a colheita e vem garantindo cenouras de melhor qualidade. Outro fator que impactou na queda das cotações foi a dificuldade de absorção dos altos preços pelo mercado consumidor.
Mesmo com o aumento da oferta nacional, algumas praças ainda estão com disponibilidade restrita de cenouras. É o caso de Irecê (BA), que devido à produção ainda afetada pelo clima chuvoso do início do ano, compra cenouras de Minas Gerais para abastecer o mercado regional.
Ainda que os preços tenham caído, continuam em altos patamares e garantiram rentabilidade positiva ao produtor de MG e GO. Para os próximos meses, a expectativa é de queda nas cotações, uma vez que a tendência é de que a produção continue se recuperando.
Fonte: Cepea | Portal do Agronegócio