É importante consultar um engenheiro agrônomo para definir as doses adequadas de N para a sua lavoura
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) os fertilizantes têm a maior participação nos custos de produção no trigo, representando aproximadamente 25% do investimento na lavoura, por outro lado, eles aumentam também a produtividade do cultivo. Mesmo assim, o produtor deve fazer a adubação na medida certa.
A ureia tem sido o principal fertilizante utilizado no trigo devido ao menor custo por unidade de nutriente dentre os adubos nitrogenados disponíveis no mercado. E quando fazer a aplicação? Os especialistas recomendam que a primeira aplicação em cobertura seja realizada ainda no início do perfilhamento. De acordo com a Embrapa, a aplicação de N (nitrogênio) no cultivo do trigo é uma das práticas de manejo mais seguras em relação ao retorno econômico.
Ainda de acordo com o estudo realizado pela empresa de pesquisa agropecuária, a aplicação de N no espigamento não aumenta o rendimento de grãos, mas pode favorecer a concentração de proteínas. A medida de aplicação para cada cultivo, vai depender de cada região, além das condições de clima e de solo específicas.
É importante consultar um engenheiro agrônomo para definir as doses adequadas de N para a sua lavoura, além de ser necessário a realização da análise de solo e a interpretação dos resultados, para a partir daí indicar a quantidade de nitrogênio.
Fonte: Agrolink